Qualidade X Quantidade do tempo

 Quanto tempo você tem dedicado a seu (a) filho (a)? Essa pergunta costuma lhe incomodar? Se a resposta for sim, é hora de refletir um pouco sobre esta questão.

Você já deve ter ouvido a célebre frase que, confesso, não sei de quem é a autoria, porém, a repetimos em diversas situações, inclusive, em nossos lares: “o tempo é o tempo que se tem”. Conhece???

Bem, se você conhece, sabe que nem sempre conseguimos aproveitar com êxito todo o tempo que temos, não é verdade? E com nossos filhos muitas vezes não é diferente…

Nesse caso, antes que você se culpe – e se você for mãe me entenderá perfeitamente, porque mãe e culpa costumam caminhar juntas – tente rever essa situação e reformular alguns conceitos.

Primeiramente, saiba que o mais importante é que o tempo que você tem com seu (a) filho (a) seja de qualidade. Mas, como podemos definir o que é um tempo de qualidade e o quanto ele dura???

Um tempo de qualidade é aquele em que estamos interagindo positivamente com nossos filhos. E a duração desse tempo dependerá muito de cada situação.

Por exemplo, quando chegar do trabalho, dê-lhe um abraço, pegue-o (a) no colo, faça um carinho e pergunte como foi seu dia. Ainda que você tenha várias tarefas domésticas a realizar, utilize pelo menos 15 minutos da sua chegada para ouvi-lo (a) contar sobre as novidades da escola, dos amigos, dos professores e se interesse por perguntar sobre o que mais gostou de fazer e o que não foi tão divertido assim. Seu interesse será muito importante para sua criança.

Mas, se você chega tarde do trabalho e consegue apenas colocar seu (a) filho (a) para dormir, faça isso da melhor maneira possível. Fique do seu lado, leia uma história ou conte uma que conheça, cante uma música, faça uma oração e dê-lhe um beijo de boa noite. Permaneça com ele (a) até que durma. A sua presença será fundamental nesse momento.

Uma dica preciosa, para a hora de dormir, é aproveitar o pequeno período da noite para ressignificar o dia com sua criança. Para isso, recomendamos que faça o “Bingo da Noite”, disponível no link: www.youtube.com/watch?v=3vbTfx1q9ok&t=34s 

Outra grande oportunidade de estar presente na vida de seu (a) filho (a) é quando você o (a) leva à escola ou vai buscá-lo (a). Existem inúmeras brincadeiras divertidas e super rápidas para você fazer com sua criança e se divertir durante o percurso. Você poderá descobrir várias opções fáceis e práticas para esses momentos em nosso canal no YouTube.

Uma dessas opções de brincadeiras é o Jogo do Padrão… Não conhece??? Então, dê uma olhadinha no link abaixo e divirta-se. Além da diversão, garantimos que será um excelente exercício cognitivo para sua criança. Confira: www.youtube.com/watch?v=9DalJdoBzs0&t=70s

Beijos iluminados!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *