Pare de dizer que sua criança é terrível

Olá! Tudo bem com você?

Você tem uma criança difícil e costuma dizer a todos que ela é terrível?

Se sua resposta foi sim, é melhor você parar de fazer isso imediatamente. Quer saber o motivo? Então, vamos lá…

Inicialmente, gostaríamos de ressaltar que para a criança, a referência sobre o que seja verdadeiro ou falso é sempre o que os pais dizem ou pensam.

E se os pais dizem que ela é terrível, ela certamente acreditará nisso e irá reforçar essa ideia por meio de mais comportamentos inadequados.

Assim, se a criança “apronta” , os pais dizem que ela apronta mesmo e ela se sentirá na obrigação de repetir o mau comportamento, entende? É um ciclo vicioso.

Esse comportamento dos pais não resolve o problema e só piora a situação porque a criança se sentirá “rotulada” com o título de “terrível” ou “danada” e isso será desastroso para ela, pois reforçará o comportamento negativo.

Então, o que fazer?

Nunca, nunca mesmo, diga algo negativo com relação a seu filho, principalmente, na presença dele ou de outras pessoas. Ao invés disso, faça exatamente o oposto.

Escolha uma qualidade admirável que ele possua e utilize-a, sempre que possível, para elogiá-lo na presença de outras pessoas, inclusive. Dessa forma, você reforçará o comportamento que deseja que ele tenha.

Não dê atenção ao comportamento inadequado e ressalte sempre as qualidades de sua criança. Isso será muito positivo para a sua autoestima e, consequentemente, fará com que ela se sinta na obrigação de corresponder a essa expectativa positiva.

Assim, sempre que seu filho inicie um comportamento inadequado, lembre-o de que ele é uma criança educada, inteligente, carinhosa, organizada, gentil ou qualquer outra qualidade que ele verdadeiramente tenha. Dessa forma, você estará incentivando-o a permanecer e agir de maneira positiva e coerente com a sua imagem.

Vale a pena aplicar essa técnica e conferir os resultados. Você irá se surpreender.

Beijos iluminados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *