Os pais são heróis falíveis

 Por vezes nós, pais e mães, nos deparamos com um sentimento de culpa que constantemente nos perturba. Aliás, há quem diga que mãe e culpa são palavras inseparáveis… Se você se sente impotente pra resolver determinados problemas ou conflitos com seus filhos, este post é pra você…

Educar uma criança nunca foi fácil e nunca será…

E não há como não errar… Somos humanos… não somos perfeitos… E por que deveríamos ser?

Nossos filhos não desejam a nossa perfeição. Desejam nosso amor, nosso carinho e nosso exemplo.

Nesse momento você pode se perguntar: que tipo de exemplo podemos dar a eles errando? E a resposta é: o exemplo da verdade. Que tipo de verdade??? A verdade da humanidade, da paciência com os próprios erros e, consequentemente, com os erros dos outros.

E você deve estar pensando: Quer dizer que devemos simplesmente errar e pronto???!!! Claro que não!!!

Então, o que fazer quando erramos???

Primeiramente, devemos admitir o nosso erro. E admitindo, devemos nos retratar e pedir desculpas. Isso mesmo!!! Devemos pedir desculpas aos nossos filhos. Assim estaremos ensinando a eles que não somos perfeitos e que, quando erramos, somos capazes de assumir nossas falhas e nos conscientizarmos de que precisamos mudar nosso comportamento ou atitude.

Dessa forma, ensinaremos a nossos filhos a reconsiderar e a transformar algo ruim ou equivocado em aprendizado e transformação. Afinal, um dos maiores objetivos da vida é a busca pela transformação. E ela começa a partir de nós mesmos.

Ninguém educa ninguém sem educar a si mesmo. Para transformar nossos filhos, temos que nos transformar em pessoas melhores. E o primeiro passo é ter a humildade de perceber o quanto somos falíveis. Isso fará com que nossos filhos nos respeitem e nos admirem ainda mais.

Assim sendo, a dica mais valiosa que posso lhe dar é: seja verdadeiro com seu filho. Seja você mesmo, um ser humano que o ama e que está disposto a construir, juntamente com ele, uma trajetória rica de troca e de aprendizado mútuo.

Já pensou a respeito? Não?

Então, aproveite a oportunidade e confira as inúmeras dicas que compartilhamos em nosso livro: Transformando Pardais em Águias. Há um capítulo inteiro dedicado a esse tema. Você irá se surpreender!

Um grande abraço!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *