O que realmente importa na educação de nossos filhos?

Olá! Tudo bem com você?

Seja bem-vindo (a) a mais uma reflexão sobre a educação de nossos filhos. Hoje vamos falar um pouquinho sobre o que realmente importa.

Antes de iniciarmos, gostaria de esclarecer que o tema de hoje foi inspirado na fala do professor doutor Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, educador e professor universitário.

Assistindo à uma de suas palestras na internet sobre o tema: “O que importa é saber o que importa”, decidi utilizar a mesma ideia central para a inspiração das nossas reflexões.

É bem verdade que o professor Cortella referia-se à educação de um modo geral e discorria sobre a metodologia utilizada pelas escolas para abordar vastos conteúdos que, por vezes, não atendem às reais necessidades do aluno. E ele dizia que o professor deveria selecionar os conteúdos mais relevantes, ou seja, aquilo que realmente importa.

Prosseguindo em sua análise, Cortella nos relembra que o conhecimento vem da emoção. Emoção, em latim, é “emovere”, ou seja, é aquilo que nos move e que mexe conosco. O que mexe conosco faz com que entremos num estado de prontidão para aprender. Mas então, o que importa? E o professor esclarece: – Aquilo que nos emociona.

Refletindo acerca da fala do professor Cortella, convido você a questionar-se sobre o que realmente importa em sua vida. O que faz você feliz? O que te impulsiona a viver? Qual é o seu maior tesouro?

E se você tem um (a) filho (a), possivelmente está pensando nele (a) nesse momento. Sim, porque para nós, pais e mães, nada importa mais do que nossos filhos, não é verdade?

Pois bem, e se o que mais importa pra você é a sua criança, faça-se a seguinte pergunta: – O que mais importa na educação da minha criança? O que devo priorizar para contribuir com o conhecimento e o crescimento de meu (a) filho (a)?

Para a Madrinha de Condão, o que mais importa na educação de uma criança é o que chamamos de tríade do crescimento, ou seja: amor, verdade e transformação.

E o que seria isso? Vejamos…

Inicialmente, o amor é a base de tudo. Nenhuma criança pode crescer saudável e equilibrada sem que se sinta amada. O amor é a principal fonte de crescimento de uma criança. Uma criança amada é feliz, se sente protegida, tem energia para brincar e aprender. Além disso, a criança que se sente amada será um adulto com uma elevada autoestima, o que resultará em escolhas mais acertadas em seu futuro.

Em seguida, ao lado do amor, temos a verdade. E essa verdade significa ética. Quando você educa uma criança de forma ética, não haverá espaço para preconceitos, intolerâncias ou desrespeitos de qualquer natureza. A criança que convive com a ética, por meio do exemplo positivo de sua família, certamente se transformará num cidadão de bem. Portanto, antes de ser seu filho, lembre-se de que sua criança é um ser humano e merece respeito. Demonstre todo o seu respeito por meio de atitudes corretas, coerentes e respeitosas. A gentileza aqui também é fator essencial de adubo para o crescimento saudável de seu pequeno.

E, finalmente, no topo de nossa pirâmide está a transformação. E o que seria essa transformação? Bem, seria exatamente a aplicação dos dois conceitos anteriores. Por meio do amor e da verdade, atingiremos o que almejamos, ou seja, a transformação de nossos filhos em adultos éticos, equilibrados e suficientemente fortes para vencer as adversidades da vida.

Para tanto, é preciso que você ajude sua criança a identificar e lidar com seus próprios sentimentos, para que ela caminhe em direção a um futuro mais promissor, ou seja, mais equilibrado e feliz.

A Madrinha de Condão, tem como missão, ajudar você a guiar seu (a) filho (a) nessa longa trajetória de transformação pessoal. 

E estamos aqui para plantarmos, juntamente com você, as melhores sementes nos corações dos pequeninos. Isso é muito importante para nossa equipe.

Então, convidamos você a conhecer o nosso trabalho. Ele é feito com todo amor e carinho para que as sementes do bem floresçam e frutifiquem. Assim, transformaremos a nós mesmos, a nossos filhos e, a cada dia trabalharemos para a transformação do mundo. Isso é o que verdadeiramente importa, não é mesmo?

Ficamos por aqui… Beijos iluminados e até a próxima!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *