Educar é transformar e transformar-se

 Olá! Tudo bem com você?

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre um tema bastante rico, ou seja, a transformação. Mas essa transformação não é a de nossos filhos.

E se você ficou confuso ao ler isso, eu lhe garanto que não se trata de nenhum engano. Sim, porque é claro que desejamos transformar nossos filhos em adultos equilibrados e felizes, porém, só conseguiremos promover essa transformação a partir do momento em que começarmos a mudar a nós mesmos.

Sim! Pois ninguém educa um ser humano sem educar a si mesmo e ninguém, absolutamente ninguém, transforma o outro sem antes transformar a si mesmo.

A célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo”, de Sócrates, nunca esteve tão evidente quanto nos dias atuais. E, obviamente, não nos transformamos se não nos conhecemos.

Se desejamos contribuir para um mundo melhor, é necessário que estejamos atentos às novas demandas das gerações que chegam. Educar hoje, exige de nós uma responsabilidade social muito maior, pois a transformação que tanto almejamos começa a partir de nós mesmos e, principalmente, dentro de nossos lares.

Portanto, é hora de refletir acerca de nossa contribuição. Para isso, o método Madrinha de Condão traz a tríade da transformação para facilitar a sua vida, ou seja, imagine uma pirâmide cuja base seja constituída por: amor e verdade. Imaginou? Isso mesmo… Teremos uma base sólida para iniciar a nossa melhor construção. E, finalmente, no topo dessa pirâmide está a transformação, ou seja, o sucesso que virá após a base sólida.

E nesse momento você deve estar pensado – Muito bonito tudo isso, mas como posso aplicar essa tríade na minha vida prática?

Pois bem… já esclarecemos.

Primeiramente, AME-SE!!! Isso mesmo… ninguém consegue amar o outro sem amar a si mesmo. E se você deseja amar a sua criança, descubra primeiro o amor que você tem por si mesmo. Dedique-se a você, conheça-se, admire-se e tenha orgulho de ser quem você é. Agindo dessa forma, você estará ensinando a sua criança a fazer o mesmo por ela e a ter autoconfiança.

Após amar-se. seja verdadeiro (a) consigo mesmo (a), ou seja, seja fiel a seus valores, repeite-se, valorize-se. Faça aquilo que lhe trouxer alegria, realização e contentamento. Aprenda a dizer não para não maltratar-se e impedir que outros o (a) maltratem. Assim, sua criança irá respeitar a você e aprenderá a valorizar-se também. Isso será muito positivo para a autoestima de seu (a) filho (a) e para a sua também.

E, finalmente, transforme-se. Dê a você mesmo (a) a chance de buscar a sua própria transformação. Invista em você mesmo (a)… Dê a você a chance de conhecer suas forças e aplicá-las em benefício de sua escalada em busca de seus sonhos. Se sua criança percebe em você a força necessária para alçar novos vôos, crescendo e transformando-se em alguém cada dia melhor, tenha a certeza de que o futuro de seu (a) filho (a) será também brilhante e transformador.

Se você deseja investir em você mesmo, comece pelo conhecimento, pois ele será a chave para abrir as portas dessa transformação pessoal. E se você deseja saber mais sobre como transformar crianças em adultos fortes, seguros e de sucesso, conheça o livro: Transformando Pardais em Águias

Ficamos por aqui! Beijos iluminados!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *