Como proteger nossas crianças da exposição na internet

Olá! Tudo bem com você?

O tema de hoje é um alerta a você mãe ou pai que costuma postar vídeos e/ou fotos de seus filhos na internet.

Em princípio, postar uma foto ou vídeo inocente não é nada demais, certo? Infelizmente, não é bem assim.

No mês de fevereiro, mais precisamente no dia 21/02, me surpreendi ao ler uma matéria do G1 que tratava sobre a ação de pedófilos no YouTube.

O texto dizia que empresas como a Disney e McDonald’s retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica acerca do assunto. Um dos produtores de conteúdo, Matt Watson, descobriu uma falha na plataforma. Uma rede de pedófilos costuma usar termos como “girls bikini” para encontrar vídeos de crianças com trajes de banho brincando na praia.

Parece absurdo isso e realmente é pois, o que poderia ser uma simples brincadeira e diversão registrada como lembrança da infância, pode virar uma “bomba” de destruição moral na internet.

Mas o que podemos fazer a respeito? Há como escapar desse esquema ou teremos que deixar de usar a plataforma?

Bem, o mais recomendável é realmente não expor nossas crianças de forma alguma. Isso também vale para outras ferramentas como Facebook e Instagram.

Entretanto, se você deseja registrar os momentos de lazer de suas crianças e compartilhar com familiares e amigos, sugerimos alguns cuidados: no YouTube não deixe o vídeo público e divulgue por meio de um link particular aos seus familiares. Assim, você não correrá o risco de ver seus vídeos expostos a estranhos.

No Facebook e Instagram, há também a opção de enviar o vídeo de forma particular e diretamente a quem você deseja.

Portanto, não deixe de tomar todos os cuidados devidos para proteger suas crianças. E na dúvida, não poste… principalmente se a criança estiver em trajes de banho.

E se você estiver pensando: – Em que mundo vivemos? O que temos a lhe dizer é que vivemos num mundo em que precisamos nos defender e proteger nossas crianças. Essa é a única forma de mudarmos a situação.

Assim, preste muita atenção em tudo o que estiver relacionado a internet. Todo o cuidado é pouco, não é mesmo?

Bem, ficamos por aqui. Se você considera que essa é uma informação útil para outros pais, não deixe de compartilhar.

Beijos iluminados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *