Como estimular o cérebro de seu bebê

  Você sabe como estimular o cérebro de seu bebê?

Você sabia que pode começar a estimular o cérebro e a inteligência do seu bebê quando ele ainda está na barriga?

Você tem aproveitado as melhores oportunidades para estimulá-lo corretamente? Então… podemos dar uma ajudinha.

Primeiramente, gostaria de dizer que é um prazer tê-lo (a) conosco e se ainda não teve oportunidade de conhecer as nossas dicas preciosas aqui do blog, não deixe de conferir os posts anteriores. Mas, sobre o nosso assunto de hoje… vamos lá!!!

Uma das primeiras estimulações que podemos oferecer ao nosso bebê (e se você está grávida, já deve fazer isso…) é proporcionar a ele sons diferenciados, primeiramente da nossa voz e também de músicas relaxantes. No caso específico da música, já se sabe que se você utilizar a música correta, na frequência adequada, poderá estimular a inteligência de sua criança.

O ideal é que você selecione uma música clássica para ouvir pelo menos uma vez ao dia. Um ótimo horário é ao ir deitar-se. Nesse momento, converse um pouco com seu bebê, afague sua barriga e coloque a música para que ele ouça. Como opção para a escolha do repertório, indicamos autores como Bach, Mozart e Beethoven. O contato constante com a frequência dessas músicas estimulará o bebê neurologicamente, o que será um ganho cognitivo para sua criança.

A partir do nascimento, continue estimulando com a música e a sua voz. Aos poucos vá introduzindo outros estímulos como brinquedos de cores, sons e formas variadas. Quando sair para passear com seu bebê, estimule-o a ouvir os sons da natureza e indique para ele o que é o som de cada coisa, como por exemplo: o canto de um pássaro, o som de um carro, de uma cigarra, do vento, etc… todos esses estímulos contribuirão para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, inserindo-o no contexto do ambiente ao seu redor.

Outra dica preciosa é promover uma pista de obstáculos em casa para que ele utilize a partir do momento em que começar a engatilhar. Não sabe como fazer? É simples… separe um local da casa em que seu bebê possa ter um espaço maior para engatinhar (pode ser um corredor) e coloque ao longo do caminho alguns objetos como obstáculos para ele transpor: almofadas, cadeiras (para ele passar por baixo), pufs,  pequenas mesas, brinquedos e o que mais você puder utilizar para que ele desvie ou ultrapasse.

Depois de você ter feito a pista de obstáculos, fique do outro lado (como se você fosse o local da chegada da corrida) e estimule-o a atravessar a pista para chegar até você. Nesse momento, você poderá chama-lo ou estimulá-lo a ir até você para pegar algo que ele goste (um brinquedo, por exemplo) ou simplesmente para ganhar um abraço ou aconchego.

Faça isso regularmente e altere a ordem dos obstáculos ou substitua alguns objetos. O objetivo dessa “brincadeira” é desenvolver o raciocínio da criança estimulando-a para resolver seus primeiros problemas e vencer seus pequenos obstáculos. Assim, você contribuirá muito para que seu filho seja mais independente, seguro e determinado a resolver seus próprios desafios.

Gostou das dicas? Então, compartilhe e deixe seu comentário. Será um prazer conhecer suas experiências!!!

Confira também no nosso site o que a fada Clara pode fazer para ajudar os seus pequenos…

Um grande abraço e até a próxima!!!

 

2 comentários para “Como estimular o cérebro de seu bebê

  1. Parabéns Madrinha de Condão! O blog está lindo 😍
    Meu Davi está com 37 dias e já anotei as dicas da brincadeira de obstáculos, adorei! Vou fazer quando ele estiver engatinhando 😁
    Mas, por enquanto, eu converso com ele cantando😊❤️
    Adoro ver várias expressões dele em cada frase. Tem hora que ele ri, tem hora que fica paradinho só me escutando e, o melhor é quando ele franze a testinha, como se eu tivesse saído do ritmo da música kkkkkk
    Além de acalmá-lo enquanto mama ou passeia pela casa comigo, a gente se diverte e se sente muito mais unido!
    Bjoks

    1. Olá, Raquel!Tudo bem com você? Ficamos muito felizes com o seu retorno e esperamos que o seu pequeno Davi cresça saudável e com muita energia positiva. Continue acompanhando nossas dicas. Beijos iluminados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *