Como ensinar seu (a) filho (a) a lidar com os próprios erros

 Lidar com nossos erros ou fracassos é algo desafiador para todos. Somos obrigados, muitas vezes, a vencer algumas crenças limitantes que temos para conseguir lidar com nossas fraquezas.

Pois bem, o nosso tema de hoje é sobre como ensinar nossas crianças a lidarem com os seus próprios erros e ressignificar os acontecimentos da vida.

Para isso, é preciso que conversemos abertamente com a criança sobre as nossas próprias fraquezas e que demonstremos à ela que não conseguimos agir corretamente sempre. Entretanto, podemos identificar os erros e corrigi-los na primeira oportunidade, a fim de nos sentirmos melhores e mais fortes.

Um dos grandes conselhos de Santo Agostinho era para que fizéssemos uma autoanálise ao término do dia a fim de levantarmos todas as nossas ações e identificarmos quais foram as nossas boas e más ações.

Assim, saberemos o que será preciso corrigir em nossas atitudes. E no dia seguinte, poderemos corrigir o mal que foi feito, pedindo desculpas a alguém que magoamos ou esclarecendo possíveis equívocos de interpretação acerca de nossas palavras.

Essa é uma excelente técnica que nos permite corrigir nossos erros e nos orgulharmos de nossos acertos. Tal técnica é muito utilizada pelos coachs, com o nome de “Diário de Bordo”. Ele permite que ressignifiquemos os eventos ocorridos em nossos dias e propõe metas a alcançar no dia posterior.

Uma ótima forma de introduzir essa prática salutar na vida de nossos pequenos, é ensiná-los a jogar o “Bingo da Noite”.

O jogo foi desenvolvido por mim para ensinar à minha filha a importância de ressignificar os acontecimentos de seu dia. Fazemos isso, diariamente, o que permite à ela se conhecer melhor, se alegrar com acertos e conquistas e identificar os seus próprios erros e fraquezas.

No dia seguinte, ela acorda disposta a rever o seu possível erro, pedindo desculpas ou fazendo o que deve ser feito para corrigir seu ato equivocado. Tal prática tem contribuído muito para fortalecer sua autoestima.

Se você deseja conhecer a técnica do “Bingo da Noite”, assista o vídeo clicando no link abaixo  , onde a Lili demonstra como colocar em prática essa autorreflexão do dia.

Você irá se surpreender com os resultados da técnica. Não deixe de conferir.

Assista o Bingo da Noite

Beijos iluminados pra você!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *