Como ajudar a sua criança a enfrentar a separação dos pais?

 Olá! Tudo bem com você?

Seja muito bem-vindo (a) ao nosso blog. Aqui nós sempre refletimos sobre temas importantes do cotidiano infantil.

Você está se separando e não sabe como lidar com a situação? Não sabe como dizer isso para sua criança ou teme que ela não aceite a sua decisão? Certamente podemos lhe ajudar com nossas dicas. Então, fique atento até o fim do blog, pois você irá se surpreender.

Inicialmente, é preciso admitir que o término de um casamento causa dor para todos os envolvidos. Não há como negar isso. E se existe dor, há sofrimento e às vezes não sabemos lidar com ele.

Além de todo o sofrimento envolvido em decorrência de um sonho desfeito ou de uma família desestabilizada, a pior etapa é, sem dúvida, lidar com o sofrimento das crianças e, tenha a certeza de que, ele será inevitável.

Então, como agir? Como contar a verdade ou, ainda, como lidar com a dificuldade da criança em aceitar a separação e a reestruturação familiar?

Bem, nesse caso, não há como mentir. É necessário que a criança saiba e entenda o que está acontecendo. E se você não sabe como dizer, seguem nossas dicas preciosas:

1- Reserve um tempo e local apropriado para conversar com a criança sobre o término do relacionamento;

2- Explique à ela que o papai e a mamãe não serão mais namorados e não viverão mais na mesma casa;

3- Diga-lhe que, apesar de vocês não estarem mais casados, nada mudará em relação ao amor que o papai e a mamãe sentem por ela;

4- No momento da conversa, evite demonstrar tristeza ou mágoa com relação ao seu cônjuge. A criança não deve ser envolvida nessa emoção, pois isso pode levá-la a sentir uma culpa inconsciente. Mantenha-se em equilíbrio emocional;

5- Explique à ela as novas regras da reestruturação familiar e diga-lhe que ela passará uma parte do tempo com a mamãe e outra parte do tempo com o papai;

6- Caso a criança demonstre tristeza ou culpa pela separação, diga-lhe o quanto ela é amada e que entende a sua tristeza, porém, esse sentimento irá passar e tudo ficará bem. Deixe claro que, nessa situação, não há culpados e sim escolhas. E ela jamais deverá sentir-se culpada por isso;

7- Diga-lhe que ela não é a única criança a vivenciar esta situação e procure dar exemplos de casais que conseguiram conciliar a separação de maneira equilibrada e pacífica; e

8- Finalmente, NUNCA fale mal de seu cônjuge na presença da criança e não culpe-o pela separação. Nada pior do que a alienação parental.

Após toda essa explicação, abrace sua criança, diga-lhe o quanto a ama e faça algo especial com ela; pode ser um passeio ou uma brincadeira divertida.

Finalizando, quer saber como a fada madrinha Clara pode lhe ajudar a resolver esse problema? Então, acesse o nosso produto Separação dos pais.

A mensagem foi desenvolvida especialmente para ressignificar a separação dos pais, conduzindo sua criança para a superação sem dor e com muito amor. Dê esse presente à sua criança!!!

Beijos iluminados!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *