A criança deve acreditar em Papai Noel?

Olá! Tudo bem com você? Hoje o nosso tema é sobre o natal e toda a magia que envolve essa data…

Algumas pessoas ainda nos perguntam se é recomendável que a criança acredite em Papai Noel, renas, duendes e trenó. Para algumas famílias, é essencial que essa crença permaneça para que a festa esteja completa. Entretanto, para outras, tudo isso é muito questionável porque todo esse contexto vem permeado pelo consumismo e questões ideológicas que acabam por referenciar as desigualdades sociais.

Bem, independentemente de qualquer ideologia, o que temos a refletir nesse momento é a criatividade e a emoção infantil. Como todos sabemos, até os 7 anos de idade, a criança vive num mundo de plena criatividade e encantamento, onde existir num mundo cercado de “mistérios” é natural e corriqueiro.

Como exemplo desse mundo mágico que nos cerca, temos inúmeras possibilidades de criações fantásticas permeando o pensamento infantil, tais como: o desabrochar de uma flor, as fases da lua, os vagalumes, o nascimento de uma criança, o nascer e o por do sol, as estrelas e os vulcões, etc, etc… E poderíamos enumerar uma centena de possibilidades mágicas na natureza que, para o universo infantil, são interpretados como a magia da vida.

Quem é que nunca brincou de decifrar os desenhos das nuvens no céu, não é mesmo? Todos nós já passamos por esses momentos e as lembranças que temos dessa época são de extrema alegria e encantamento.

Pois bem, nada mais justo do que deixarmos a criança vivenciar esses sentimentos, não é verdade? Toda essa fantasia é necessária para que a criança comece a elaborar os seus próprios sonhos. Permitir que a criança acredite nos personagens infantis é garantir que ela viva plenamente a sua infância, que construa seus desejos, que compartilhe suas esperanças.

Assim sendo, não há nada de errado em permitir que nossas crianças acreditem em Papai Noel ou em duendes…  Isso fará com que ela cresça acreditando num universo rico em possibilidades de realizações e de muita criatividade, o que será extremamente positivo para sua vida adulta.

Crianças precisam viver plenamente a sua infância. Crianças que amadurecem fora do tempo ou que tem suas ilusões infantis desconsideradas tornam-se adultos pessimistas e sem muitos anseios. Entretanto, se permitimos que elas desfrutem desse universo mágico e de sonhos, teremos adultos capazes de acreditar em seus próprios poderes internos, de acreditar que é possível transformar o mundo a partir de sua criatividade, de suas habilidades e virtudes.

É muito comum conhecermos adultos que tiveram suas ilusões infantis destruídas por seus pais que, na tentativa de proteger-lhes de uma frustração na infância, acabaram por matar seus sonhos, impedindo-os de acreditar que é possível realizar seus desejos, vencer seus desafios e reescrever as suas próprias histórias. Esses são geralmente seres humanos frios, sem grandes perspectivas, possivelmente fadados ao fracasso por não acreditarem em seu próprio potencial.

Certa vez, conversando com uma amiga, tive a possibilidade de ouvi-la narrar a sua própria experiência com o natal. Nascida em família humilde, sua mãe decidiu lhe contar desde muito cedo que Papai Noel não existia e que eram os pais que compravam os presentes para seus filhos. É claro que a intenção de sua mãe era de lhe proteger contra um pensamento de  menos valia, uma vez que ela não receberia presentes na ocasião, entretanto, ainda que a mãe  lhe afirmasse todas as vezes que tudo aquilo era uma bobagem ou uma fantasia, ela continuava a acreditar e prometeu a si mesma que quando tivesse seus próprios filhos, faria de tudo para dar-lhes o melhor natal que pudesse e com tudo o que tinham direito, ou seja, árvore, papai noel, renas, trenós e presentes.

Portanto, se você está na dúvida sobre os benefícios da magia do natal para sua criança, o que temos a lhe dizer é que permita a ela vivenciar essa experiência mágica, até mesmo porque sua criança terá muito pouco tempo para viver tudo isso. A primeira infância passa de maneira bastante rápida e quando você menos esperar tudo já foi alterado e os interesses de seu filho serão outros. Sendo assim, aproveite cada minuto dessa magia juntamente com ela. Volte você também à sua infância e se permita acreditar, sinta novamente aquele brilho nos olhos ao perceber que tudo nessa vida só faz sentido se for vivenciado com amor…

Ficamos por aqui… beijos iluminados pra você!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *