7 dicas práticas para ensinar gentileza à sua criança

Olá! Tudo bem com você?

Gentileza é uma habilidade que, normalmente, os pais têm muita dificuldade de desenvolver com seus filhos. Esse é o seu caso? Então, confira nossas dicas.

Para que a criança entenda o que é gentileza, é necessário que ela vivencie esse comportamento em casa. Caso contrário, ela não desenvolverá esse hábito adequadamente.

E se você deseja desenvolver essa habilidade de forma adequada, fique de olho nas nossas dicas:

  • Use sempre as “palavras mágicas” com todos os membros da família. Não basta que você demonstre a gentileza com estranhos, é imprescindível que a criança cresça ouvindo essas expressões em seu cotidiano: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, desculpa, obrigado, etc.
  • Ajude sua criança em algumas tarefas, como por exemplo: a guardar algumas roupas, brinquedos, a retirar uma louça esquecida na mesa ou um sapato que ficou fora do lugar. É importante que você não faça isso sempre, pois a criança deve ter responsabilidades. Entretanto, quando você perceber que houve apenas um esquecimento ou a criança teve um dia cheio, demonstre sua generosidade ajudando-a.
  • Escute atentamente o que sua criança diz e, se no momento você estiver ocupada, peça-lhe para esperar um pouco, termine o que está fazendo e em seguida ouça o que ela tem a lhe dizer. Atenção também é gentileza e deve ser exemplificada.
  • Quando sua criança estiver indo ou voltando da escola, ofereça ajuda para carregar sua mochila ou sua lancheira. Não carregue tudo sempre para ela, mas em algum momento, ajude-a carregando um brinquedo ou um casaco. E explique o porquê da sua generosidade, dizendo, por exemplo: “Deixa eu te ajudar, meu amor. Estou vendo que você precisa de ajuda”.
  • Quando você estiver voltando do supermercado ou do shopping com muitas sacolas nas mãos, peça ajuda de sua criança. Diga-lhe, por exemplo: “Meu amor, você pode me ajudar, por gentileza?” Ela corresponderá imediatamente.
  • Quando você estiver no elevador ou na garagem e perceber algum vizinho com embrulhos ou sacolas nas mãos, se ofereça para ajudar juntamente com sua criança. Diga-lhe: Vamos ajudar o (a) nosso (a) vizinho (a).
  • Não se esqueça de ser gentil também com todas as pessoas ao seu redor: porteiros, motoristas, vizinhos, funcionários da limpeza, caixas de supermercado ou pessoas que lhe prestam algum serviço.

Agindo dessa forma, sua criança aprenderá com seu exemplo e tenderá a repetir esse comportamento de forma natural. Nada pior do que uma mãe ou pai “forçando a barra” para que sua criança consiga ao menos dizer um bom dia, não é verdade?

Além disso, quando sua criança se tornar um adulto, já terá automatizado esses comportamentos e você se sentirá orgulhoso (a) quando ouvir elogios a respeito da educação e gentileza dela. E isso não tem preço!!!

Ficamos por aqui… Beijos iluminados!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *