3 Mitos da Infância (Parte 2)

Olá!!! Tudo bem com você?

Vamos continuar a falar sobre os mitos da infância? Hoje trataremos do segundo mito escolhido por mim, que é o seguinte: “bebês precisam de chupetas“? ou ainda: “a chupeta acalma o bebê“?

Normalmente, ouvimos isso das pessoas mais experientes e quando iniciamos o enxoval do bebê, incluímos esse item sem perceber que reproduzimos algo que não possui fundamento algum e o pior de tudo é que esse mesmo item se tornará um grande problema para nossa criança mais tarde.

Mas por que fazemos isso? Será que é porque a chupeta realmente acalma e traz benefícios para o nosso bebê?

Bem, se você fizer essa pergunta para os profissionais da saúde infantil (pediatras, dentistas, psicólogos) eles certamente responderão que NÃO, até mesmo porque a chupeta causa dependência emocional e prejudica a constituição da arcada dentária da criança. E se você acredita que ela diminui as cólicas, está bastante equivocada, pois ela aumenta a produção de gases que irão certamente causar maior desconforto à criança.

Existem outras opções para acalmarmos a criança, tais como: um aconchego, um balanço, uma canção reconfortante, uma massagem leve e dessa maneira você estará contribuindo para o bem estar do bebê sem causar uma dependência que trará problemas posteriores.

Não lhe parece contraditório o fato de introduzir algo à criança, que não lhe fará bem para em alguns meses causar-lhe um sofrimento desnecessário para retirar isso dela? Isso não faz sentido nenhum. E acredite, quando a criança está com algum incômodo ou mal estar, ela irá chorar com ou sem a chupeta…

Agora, se você já introduziu a chupeta na rotina da sua criança e não sabe como fazer para retirar, temos algumas dicas para você:

  • tenha apenas uma chupeta e limite o uso da criança fazendo com que ela a use apenas na hora de dormir. Inicialmente, ela terá resistência em aceitar ficar sem a chupeta, porém, explique à ela que a chupeta está suja e precisa ser lavada, como as roupas, os copos, talheres, pratos e até mesmo o corpo que necessita de banho;
  • tente propor alguma troca mais interessante. Você poderá, por exemplo, apresentar um brinquedo novo ou um objeto que desperte a sua atenção. Isso fará com que o foco seja desviado para a curiosidade em conhecer ou experimentar algo diferente; e
  • a fada madrinha Clara poderá ser uma grande aliada. Apresente à criança o vídeo Largando a chupeta e cumpra os procedimentos previstos nas instruções de uso do produto. Você irá se surpreender com os resultados!!!

Ficamos por aqui. Se você gostou desse post, envie seu comentário para que possamos conhecer a sua experiência sobre o assunto. Será um prazer interagir com você!

Um grande abraço e até a próxima!!!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *